terça-feira, 24 de maio de 2011

Preconceito

O preconceito é algo que me irrita profundamente. Simplesmente tenho nojo de pessoas preconceituosas. Quando se é uma pessoa de idade que nos tempos de juventude não estava acostumada a ver coisas diferentes explicitamente, até dar-se para entender – claro sem o comportamento chegar ao extremo, ou seja, a violência.
Mas adolescentes da minha geração  que vivem modinhas como beijar homens e mulheres, beber como condenados em festas e fazer sua personalidade de acordo com o que outras pessoas pensam, ter preconceito aí já é demais.
Por isso nesse texto refiro-me a um tipo de preconceito: música. Mais precisamente com o Rock N’ Roll. Homens de cabelos compridos ou moicanos punks, spikes, calças de oncinha, jaquetas de couro, enfim, causam um medo e diga-se de passagem uma frescura quase retardada nos adolescentes da minha idade.
Com essa nova geração de chapinhas, cores, moda meninas e meninas, música da pior qualidade e estes mesmos adolescentes ficam espantados  com um homem de calça de couro ou oncinha?
Veja bem, preconceito é opinião sem conhecimento como podem se manisfestar sobre algo que não conhecem? Ou só porque determinada pessoa é diferente é justo coloca-la como uma marginal?
Existem vários tipos de culturas ( não só musicais) em todo o mundo e mesmo assim ninguém conhece todas. Então porque opinar sem saber?
O mais engraçado que os mesmos adolescentes  preconceituosos que dizem que Rock é musica para louco são os mesmo que escutam funk e rap. Ou seja dois estilos de ‘’ música’’ que envolvem sexo pago ( muitas vezes menores de idade) drogas, contrabando de armas, bandidos e os mesmos cantores  de rap admitem que são traficantes. Sem contar que a qualidade de som é deplorável.
Digo estas palavras pois pesquisei ao escreve-las uma por uma. Não desrespeito e não opino sem sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário